fbpx
Você está lendo

O VERMELHO MAGNÍFICO DA PALMEIRA LACA

3
Nature

O VERMELHO MAGNÍFICO DA PALMEIRA LACA

A-Palmeira-Laca-destaque-SLIDER

O VERMELHO MAGNÍFICO DA PALMEIRA LACA

Para poucos uma belíssima planta conhecida, para a maioria uma desconhecida espécie de palmeira!

O vermelho magnífico da Palmeira Laca (11)
Foto Pinterest

Ultimamente esta palmeira, cujo “palmito” apresenta uma cor vermelho “sangue” vivo, vem sendo introduzida timidamente em projetos paisagísticos em razão de seu ainda alto valor para aquisição e dificuldade que a espécie apresenta com relação às baixas temperaturas.

O vermelho magnífico da Palmeira Laca (3)
Foto Pinterest

A Palmeira Laca prospera nas florestas tropicais úmidas (até mesmo pantanosas) e quentes da Ásia, possuindo pouca tolerância para baixas temperaturas e solos secos.

Desta forma, para que a espécie prospere em toda sua plenitude de porte e cor é necessário solos ricos em matéria orgânica e mantidos sempre úmidos, além de temperaturas quentes e sem geadas.

O vermelho magnífico da Palmeira Laca (5)
Foto Pinterest

Sua altura, quando adulta, varia de 5 a 6 metros, porém nas florestas tropicais onde é nativa é possível encontrar exemplares com até 9 metros de altura.

Assim como nossas palmeiras Açaí e Pupunha, a Palmeira Laca cresce “entoiceirando”, os chamados “perfilhos” que são ramos laterais desenvolvidos a partir das gemas axilares dos “nós” localizados abaixo do solo.

O vermelho magnífico da Palmeira Laca (10)
Foto Pinterest

Por todas estas características a espécie é ideal para projetos paisagísticos de efeitos tropicais, principalmente em cidades litorâneas com clima mais próximo ao seu local de origem.

Será sucesso garantido no jardim quando combinada com bromélias, agaves, helicôneas e outras espécies tropicais!

O vermelho magnífico da Palmeira Laca (9)
Foto Pinterest

Ficha da espécie

Nome Popular – palmeira-laca, palmeira-vermelha, palmeira-laca-vermelha, palmeira-lacre, palmeira-de-cera, lipstick palm, wax palm, red sealing

Nome científicoCyrtostachys renda

Família – Arecaceae

Origem – Ásia, especificamente as áreas úmidas tropicais da Malásia, Tailândia, Bornéu e Sumatra

Ciclo de vida – perene

Luminosidade – sol pleno ou meia sombra

Fertilização – o ideal seria usar matéria orgânica no solo como restos de matéria vegetal já devidamente decompostos e/ou esterco bem curtido de vaca ou cavalo. No entanto também poderá aplicar ao redor da planta (nunca diretamente junto ao tronco) adubo NPK na fórmula 04-14-08 sendo a quantidade conforme o tamanho da planta e indicação do fabricante

Regas – frequentes, mantenha o solo sempre úmido. Para ajudar a  manter a umidade nunca deixe o solo descoberto, sempre coberto com folhas secas (chamada de “serapilheira”) ou forrações de outras plantas ornamentais como marantas, zebrinas, etc

O vermelho magnífico da Palmeira Laca (1)
Foto Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos