VOCÊ SABE O QUE É WABI-SABI?
O termo ainda é pouco conhecido para quem não é antenado com as reviravoltas do dinâmico universo da moda e do décor.
Queridinho do momento e com filosofias muito próximas ao estilo Boho e Escandinavo, o conceito tomou porte de “gente grande” e invadiu a casa e o vestuário de estrelas, fashionistas e influencers; porém esse estilo já é bem mais antigo…
O conceito nasceu no século XV no Japão, com ideais de cultuar o simples e imperfeito consubstanciados nos ditames do zen-budismo. Um tronco “envelhecido e desenhado” pelo tempo, as marcas de uso de uma colcha antiga, um “rasgo” singelo na poltrona de couro estonado… o que para os ocidentais sempre fora considerado como defeito a ser corrigido ou digno de descarte para os orientais é a aceitação da imperfeição, assimetria, irregularidade e modéstia como atributos de beleza!
Esse estilo caiu no gosto da população em um momento em que se discute amplamente a economia na utilização de recursos naturais e o consumo consciente. Nunca a reutilização de materiais fora tão valorizada como agora.
O Wabi-Sabi se apega no despojado confortável, em uma estética que valoriza o rústico, elementos naturais, cores monocromáticas em tons terrosos e imperfeições que são o “charme” da peça!
No décor que segue essa filosofia em sua forma pura, se prepare para ver muita madeira antiga e “carcomida” pelo tempo de uso, fibras naturais (sempre naturais!), pedras e revestimentos pouco ou nada polidos, velhos arranjos de flores desidratadas, tecidos reutilizados, cerâmicas mesmo que “lascadas”, e verde, muito verde…. Realmente, para o estilo Wabi-Sabi, o imperfeito é perfeito!
Fotos: Pinterest