ALBERT HADLEY – O DECANO DOS DECORADORES AMERICANOS!
É notório como algumas pessoas conseguem se manter tão bem no exercício de suas atividades por décadas, sempre em busca de superar limites e criar o novo.
Albert Hadley fora uma dessas personalidades; nascido em 1920 no Tennessee, EUA, e falecido em 2012, aos 92 anos, manteve até o último momento suas atividades que consistiam em viagens para supervisionar projetos e criações incessantes de interiores deslumbrantes.
De personalidade forte, dizia que decoração não se limitava a criar cenários ou fazer belas fotos para revistas, e sim buscar a qualidade de vida, uma beleza que alimentava a alma.
Descobriu sua vocação logo cedo, adiada brevemente em virtude da II Guerra Mundial, e canalizou todos os esforços para materializar suas ideias e sonhos, levando-o a estudar na famosa Parson’s School of Design, onde posteriormente tornou-se professor.
Ainda que fosse detentor de dons natos para a decoração, a faculdade o fez aprimorar suas habilidades e sempre experimentar “fórmulas novas”; o objetivo era fugir do convencional e apostar no feeling.
A ousadia e coragem de arriscar eram marcas fortes de sua personalidade, usando cores, materiais e peças até então observadas com certa desconfiança por outros profissionais.
Por tais atributos, chamou a atenção de grandes nomes do décor, como o renomado decorador Billy Baldwin, e membros do alto escalão da Parson’s, como o próprio reitor, Van Day Truex, e a decoradora e membro do conselho, Eleonor Brown; esta última viria a convidá-lo, quando de sua saída da faculdade, a integrar a empresa McMillen Brown Inc., uma das mais antigas empresas americanas de decoração.
Após alguns anos desvinculou-se da empresa para então ingressar em um novo desafio junto à outra aclamada decoradora, Mrs. Henry Parish. Iniciava-se então a Parish-Hadley Inc., empresa que desbravou o universo dos grandes projetos de design de interiores nos EUA.
Foto http://quintessenceblog.com/
Tal parceria se mostrou duradoura, finalizando apenas quando do falecimento de Sister Parish, como era chamada pelos íntimos. Ainda que conflitos existissem, plenamente normal em uma relação de trabalho entre sócios, a parceria entre ambos suprimia carências que cada qual possuía no desenrolar das atividades.
Dizia Albert; “Mrs. Parish não conseguia desenhar ou fazer uma planta baixa, no entanto ela possuía um talento especial para encontrar as peças certas de mobiliário para criar o ambiente”.
Foto http://www.flowermag.com/tribute-to-mr-albert-hadley/
Foto Pinterest
Agraciado com inúmeros prêmios internacionais de design em virtude de sua produção criativa, Albert Hadley “flanou” por diversos estilos durante sua vida profissional, incluindo o clássico conservador, o moderno despretensioso, o forte vitoriano e o georgiano, ou apenas misturava-os conforme seus brilhantes insights.
Conquistou clientes célebres como Oscar de la Renta, Jacqueline Kennedy Onassis, o ex vice-presidente Albert Gore, Babe e Bill Paley, Brooke Astor, dentre outros.
Grato pelo apoio e influência que receberá em sua juventude de professores e do próprio reitor de sua faculdade, Albert Hadley manteve até o fim seus princípios de incentivo aos jovens profissionais da área e deixou a esses um legado de impecáveis projetos, criatividade, profissionalismo e alegria de viver!
A nós resta dar continuidade a tudo isso…