ALESSANDRO MENDINI, UMA VIDA DEDICADA AO DESIGN
O mundo do design perdeu nesta segunda-feira uma das mentes mais sacudidas e criativas que conhecemos na atualidade, o arquiteto e designer italiano Alessandro Mendini; nos deixou nos seus 87 anos de idade e uma vida de realizações profissionais memoráveis.
Mendini foi intenso em sua carreira profissional, em projetos arquitetônicos, design de interiores, design de móveis e objetos, pinturas, editor chefe das revistas Domus, Casabella e Modo, co-fundou o Studio Alchimia com Ettore Sottsass e Michele De Lucchie, e ainda tocou até a sua morte o Atelier Mendini em Milão, junto com seu sócio e irmão Francesco Mendini.
Criações icônicas, lúdicas e coloridas, pra lá de irreverentes, marcaram a carreira desse designer italiano, como a famosa poltrona Proust para a Cappellini e o saca-rolhas Anna G para a Alessi.
Por tanta criatividade e realizações, Mendini fora homenageado em diversos momentos da carreira profissional, ao receber dois prêmios italianos Compasso d’Oro, um em 1979 e outro em 1981, o título francês Chevalier des Arts et dês Lettres, e o Prêmio Europeu de Arquitetura em 2014.
Sem dúvida alguma Alessandro Mendini deixa para as novas gerações um legado de trabalhos, informações e inspirações de incalculável valor, e a saudade de um grande mestre da 4ª Arte!